Demanda por tecnólogo em Radiologia movimenta áreas da saúde e indústria

Os avanços tecnológicos no setor de diagnóstico por imagem e terapia com radiações ionizantes demandam profissionais cada vez mais capacitados e atualizados em relação às novas técnicas e equipamentos. Com o objetivo de formar profissionais com conhecimento na produção de imagens para fins de diagnóstico em radiologia, a UNIGRAN oferece o curso de Tecnologia em Radiologia no Vestibular 2015.

O profissional tecnólogo em Radiologia pode atuar em hospitais, através de diagnósticos e terapias, com tomografia computadorizada, ressonância magnética, raios-X, e ainda na área de radioterapia, fazendo tratamento do câncer. Mas o que poucos conhecem é o trabalho na área da indústria, como automobilística, de bebida, em aeroportos, petroquímicas, indústrias alimentícias, a área da docência, dentre outras.

Segundo o coordenador do curso da UNIGRAN, Fábio Rodrigues de Souza, há uma carência de profissionais. “É um curso rápido, de três anos e que oferece muitas oportunidades, lança o recém-formado muito rápido no mercado de trabalho, pois é um curso extremamente prático. Temos vários laboratórios e estamos estruturando cada vez melhor o curso”, afirma.

Com o decorrer dos anos, a radiação foi desmistificada. “Há muito tempo atrás as pessoas tinham preocupação, pois não sabiam lidar com os benefícios e malefícios. Hoje isso não existe, temos os equipamentos de proteção individual, que atenuam a radiação. Mesmo assim o profissional recebe uma insalubridade de 40% para trabalhar na área, o que é muito vantajoso financeiramente”, menciona Fábio. Durante a graduação, são ensinadas todas as formas de proteção.

Além da insalubridade, a carga horária do tecnólogo é de 20 horas semanais, férias duas vezes ao ano e tem aposentadoria especial com 25 anos. Essas são algumas vantagens. Quem deseja cursar Tecnologia em Radiologia precisa ter em mente que vai estudar a área biológica, anatomia, disciplinas de exatas, princípios físicos, como física radiológica, entre outros.

“Preparamos o aluno para quando chegar ao último ano, que terá o estágio, estar dominando boa parte dos equipamentos. É um curso novo, a primeira turma do estado se formou em 2013. Isso mostra que há poucas pessoas formadas, a demanda profissional é muito grande, só basta o estudante abraçar a oportunidade”, ressalta o coordenador Fábio.

As provas do Processo Seletivo 2015 da UNIGRAN acontecem no dia 1º de novembro, às 14h. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vestibularunigran.com.br

Post author